Notícias Publicidade Destaque
 

O Governo do Paraná declarou 25 municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas no Estado. Os decretos municipais de homologação foram publicados nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial e abrange oito cidades do Norte Pioneiro: Siqueira CamposSão José da Boa VistaWenceslau BrazSantana do ItararéPinhalãoIbaitiFigueira e Salto do Itararé, além de Reserva, Sabáudia, Jataizinho, Rio Bom, Rolândia, Tamarana, Presidente Castelo Branco, Califórnia, Arapongas, Nova Esperança, Londrina, Ibaiti, Apucarana, Mandaguaçu, Jaguariaiva, Caloré, Cambé e Ibiporã. 

Na prática, esses municípios ficam aptos a acessar recursos do governo do Estado para reparar os danos causados pelas enxurradas, além de poderem contratar, em alguns casos, serviços de emergência sem licitação e trabalhadores por tempo determinado. 

PREJUÍZOS - Segundo o último balanço da Defesa Civil, divulgado nesta segunda, às 12h, as chuvas ocorridas entre 8 e 13 de janeiro afetaram 210 mil pessoas em 64 municípios, deixando 3.773 pessoas desalojadas e 304 desabrigados no Paraná. 

Ao todo 11.284 casas foram danificadas e 112 destruídas. No momento, de acordo com a Defesa Civil, 1.717 pessoas permanecem desalojadas e 63 desabrigadas. 

Além disso, as chuvas provocaram desabamentos, interditaram estradas e cortes no abastecimento de água. “Agora esses municípios poderão acessar recursos para reconstruir o que foi perdido com as chuvas”, lembra o tenente-coronel PM Edemilson de Barros, coordenador-executivo de Proteção e Defesa Civil. 

FUNDO DE APOIO - O governador Beto Richa anunciou, no último dia 19, em visita a Maringá, no Noroeste, a criação de um fundo para ser usado para reparar danos provocados por desastres ambientais no Estado. O anúncio foi feito durante reunião com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Na ocasião, Richa disse que a estimativa de prejuízos chegava a R$ 100 milhões no Estado. 

A situação de emergência é decretada quando os danos materiais em propriedades privadas são superiores a 8,33% e, em órgãos públicos, de 2,77% da receita corrente líquida anual do município. 

Ao todo quatro municípios já tiveram a situação de emergência reconhecidos também pelo governo federal: Rolândia e Tamarana, Rio Bom e Presidente Castelo Branco. A expectativa da Defesa Civil é que mais cinco municípios tenham a situação de emergência homologada pelo governo do Estado nos próximos dias. Os municípios de Rolândia e Tamarana decretaram também estado de calamidade pública. 

PONTE – Os trabalhos de reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas se intensificaram nos últimos dias para aproveitar o tempo bom. Uma ponte móvel está sendo transportada pelo Exército de Porto União (Santa Catarina) até Londrina para substituir a ponte sobre o rio Taquara que desabou com a chuva. A ponte de concreto, de 52 metros, liga os distritos de Parquerê e Guairacá e foi arrastada pela água, deixando os moradores ilhados. 

 
Postada no dia 2016-01-26 12:26:17









Todos os direitos reservados 2025 – JT Ligado –  | Política de Privacidade