Notícias Publicidade Destaque
 

Se o tempo colaborar e não houver surpresas com o solo, o desvio no quilômetro 250 da PR-092 em Wenceslau Braz deve ficar pronto até a quinta-feira da semana que vem, segundo estimativa da empresa terceirizada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para a realização da obra.

O desvio, obra em caráter emergencial, terá aproximadamente 350 metros da extensão e será pavimentado. Assim que finalizado, o tráfego de veículos voltará ao normal neste trecho, que está interditado desde que uma enorme cratera engoliu a pista, no dia 11 de janeiro.

“A gente já teve problemas com as chuvas no fim de semana e perdemos tempo. Caso não chova mais e também não tenhamos problemas aqui com o solo, a previsão é de entregarmos a obra pronta na quinta-feira que vem”, revela Nelton Viterbo, técnico da Dalba Engenharia, que realiza a obra.

O temor de Nelton, porém, é que o solo do local onde passará o desvio traga complicações às obras. “A gente não sabe o que tem aqui em baixo. Estamos trabalhando, mas já encontramos entulhos e lixo, coisas que foram jogadas indevidamente neste local, além de haver uma mina de água próxima. São fatores que podem atrapalhar”, continua o técnico.

O desvio fica ao lado de onde a rodovia desmoronou, “isolando” os pontos da estrada que são considerados instáveis e fatalmente que podem oferecer riscos aos motoristas. Parte da estrada de terra que dá acesso da PR-092 à vila Santa Madalena acabará sendo usada também neste novo traçado.

Já a cratera deve receber guard rails em seu entorno para evitar qualquer tipo de acidentes com os motoristas que trafegarem por ali.

SOLUÇÃO

Para Nelton, existem três possibilidades para as obras de recuperação da rodovia: a reconstrução do trecho com uma cortina atirantada, a construção de um viaduto ou um simples aterro – esta última não deve ser utilizada.

“Para mim a melhor opção seria uma cortina atirantada, mas também é a mais cara. Um viaduto também seria legal e é um pouco mais barato. Já um aterro simples é arriscado de se fazer em um lugar como este, e eu acredito que essa opção não é levada em conta pelo DER”, explica.

ACESSOS BLOQUEADOS

Até lá os acessos de Wenceslau Braz devem continuar bloqueados para o tráfego de caminhões. A prefeitura colocou montes de terra nos trevos da cidade para evitar que o pesado fluxo de caminhões deste trecho da PR-092 (que segundo o DER é de cerca de 6 mil veículos por dia) migre para dentro da cidade, causando graves transtornos no trânsito local além de danos à malha viária.

A orientação é para que caminhoneiros não utilizem a PR-092, preterindo-a pela BR-153. Já para motoristas de carros de passeio a rota é o contorno sul e o centro da cidade, quando necessário, para seguir viagem.

Por:Lucas Aleixo/Folha Extra

 
Postada no dia 2016-02-03 21:37:46









Todos os direitos reservados 2025 – JT Ligado –  | Política de Privacidade