Quatro funcionários de uma fábrica de portas ficaram feridos após uma explosão na tarde de quinta-feira, 7, em um silo que passava por manutenção, na BR-153, em Ibaiti. Uma das vítimas, identificada apenas por Alan Diego, permanece em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Jacarezinho.
De acordo com o supervisor da Defesa Civil de Ibaiti, David Fernandes da Costa, os funcionários realizavam a manutenção do silo com um equipamento de solda, quando ocorreu um princípio de incêndio no compartimento usado para armazenar pó de serra. Ao tentarem conter as chamas, os trabalhadores foram surpreendidos pela explosão e arremessados da plataforma com aproximadamente cinco metros de altura.
“O fenômeno ocorrido é chamado de back draft. Ele acontece quando a escotilha do silo é aberta para combater pequenos focos de incêndio - algo comum nesse tipo de equipamento. O oxigênio invade o ambiente isolado, e em contato com uma simples fagulha pode ocorrer a explosão”, explicou o militar.
Equipes do Bombeiro Comunitário e do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram as vítimas, e as encaminharam ao pronto-socorro da Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Ibaiti.
O caso mais grave, segundo o soldado David Fernandes da Costa, e o do funcionário identificado por Alan Diego. O trabalhador sofreu traumatismo craniano e queimaduras pelo corpo, além de inalar bastante fumaça. Após receber atendimento médico na casa de saúde a vítima foi transferida para a UTI em Jacarezinho, onde aguarda na central de leitos por uma vaga em Londrina, conforme informou a assessoria da Santa Casa.
As outras três vítimas tiveram ferimentos superficiais e estão fora de perigo. A assessoria do Samu, em Cornélio Procópio, informou que a identidade dos feridos não pode ser divulgada pelo organismo de segurança.
Por: Luiz Guilherme Bannwart/Tanosite.