O feriadão prolongado de Tiradentes foi violento no Norte Pioneiro. Ente quinta-feira e domingo, a Polícia Militar registrou sete roubos na região, quatro deles em menos de 24 horas, em Santo Antônio da Platina. Apenas um suspeito foi preso.
De acordo com a PM, no final da manhã de sexta-feira, 22, dois homens armados renderam clientes e funcionários da agência dos Correios, em Siqueira Campos, e sob ameaças roubaram o dinheiro dos caixas. Os suspeitos fugiram a pé pela rua Nossa Senhora de Fátima, e não foram localizados.
Na tarde de sábado, 23, pouco depois das 14 horas, um homem supostamente armado agrediu e roubou a bolsa de uma mulher na avenida Oliveira Motta, no centro de Santo Antônio da Platina. No entanto, o suspeito foi identificado e preso pela Polícia Militar pouco depois de praticar o crime. Os objetos foram recuperados e devolvidos à vítima.
Também no sábado, por volta das 22h40 horas, outra mulher foi roubada no cruzamento das ruas Coronel Capucho e Santa Terezinha. A vítima disse à Polícia Militar que o suspeito fez menção de estar armado e tomou o seu celular. Em seguida, o bandido fugiu em direção ao bairro Santa Cruz e não foi localizado.
Cinco minutos depois, mais um morador foi assaltado na cidade. Desta vez na rua Reinaldo Feliciano, próximo ao Estádio Municipal José Eleutério da Silva. Após oferecer carona à vítima em uma motocicleta, o suspeito anunciou o assalto e lhe roubou R$ 180. O assaltante fugiu pela BR-153, e ainda não foi identificado pela polícia.
Já no final da tarde de domingo, 24, um homem armado com um revólver assaltou o posto Caetê, na rua 24 de Maio, no centro de Santo Antônio da Platina. O suspeito recolheu o dinheiro do caixa, e fugiu na garupa da motocicleta de um comparsa que o aguardava do lado de fora da empresa. A PM fez buscas pela dupla, mas ninguém foi preso.
Em Jacarezinho, no início da madrugada de domingo um morador foi agredido e roubado na avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. A vítima contou aos policiais militares que o suspeito se aproximou e lhe pediu R$ 10, e que em seguida deu início à sessão de violência.
Em Joaquim Távora, um casal foi rendido por dois homens encapuzados e armados, em sua propriedade, na Colônia São Miguel, na área rural do município. A dupla invadiu a casa das vítimas por volta das 20 horas, e após amarrá-las em um dos quartos do imóvel fugiu levando dinheiro, celulares e a caminhonete do morador, uma Toyota Hilux, que pouco depois foi encontrada abandonada na entrada da fazenda. Os suspeitos, no entanto, ainda não foram presos.
O número de ocorrências por roubo registrado pela Polícia Militar no final de semana só não foi maior porque uma vítima desobedeceu à ordem de parada de um assaltante em uma estrada rural de Jundiaí do Sul, e fugiu com o carro em alta velocidade.
O homem disse aos policiais ter reconhecido o bandido como o suspeito procurado pela polícia que registrou uma foto com um celular empunhado uma pistola, que segundo ele, seria a mesma usada na tentativa de assalto que sofreu por volta das 20 horas de domingo.
Texto:Luiz Guilherme Bannwart
Foto:Antônio de Picolli.