O movimento popular de Jacarezinho que ficou conhecido em todo o Brasil em 2015 como “gatos pingados”, que resultou na criação do Observatório Social Todo Poder Emana do Povo, mais uma vez “miou” na Câmara dos Vereadores da cidade. Dezenas de pessoas acompanharam a sessão desta segunda-feira (20) e houve ainda “bate boca” de alguns populares com o vereador Francisco Carlos Moraes “Xico Serraia” que abandonou a sessão pela metade.
“Xico Serraia” tomou a palavra livre para falar sobre projetos que ele teria feito enquanto vereador e durante o discurso citou o Observatório Social e afirmou que membros do OS seriam candidatos. A situação se esquentou quando populares e membros do observatório revoltados retrucaram e garantiram que nenhum membro que permanece no grupo é pré-candidato a nenhum cargo publico.
Dois pré-candidatos, à prefeito e vice em partidos diferentes, fizeram parte do OS ainda no movimento “gatos pingados” em 2015, mas antes de se lançarem como pré-candidatos, abandonaram o observatório, visto que esse é um dos lemas do grupo, não ser um grupo político, não haver candidatos e ser apartidário.
Outro vereador que saiu do plenário antes do termino da sessão foi o petista José Isaías Gomes “Zola”. A vereadora Luciane Alves, nem compareceu à sessão desta segunda-feira (20). Os demais vereadores permanecerem ate o fim dos trabalhos. Durante a sessão, por várias vezes foi tocado no assunto sobre a redução dos subsídios que na semana passada foi votado projeto para revogar a votação de 2015 e novamente aumentar os vencimentos para próxima legislatura.
Os vereadores Fúlvio Boberg, Fabiano Saad, Marcos Ganzela “Colosso” e até o petista Ricardo Tonet “Fucinho” se mostraram à favor do veto. Na votação da semana passada, “Fucinho” foi um dos vereadores que votou à favor da revogação. Depois de escutar familiares, o vereador tomou seu tempo na palavra livre para pedir desculpas a população e se mostrou arrependido pelo voto dado na sessão anterior.
Ainda nesta tarde de segunda-feira (20), o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria “Dr. Sérgio”, assinou o documento que vetou os projetos votados pela Câmara de Vereadores na semana passada, que revogavam a redução dos subsídios dos vereadores, prefeito, vice e secretários municipais. Com o veto, o projeto sobe novamente para votação dos vereadores. Durante a sessão desta segunda-feira (20), a maioria dos edis se mostrou à favor do veto.
Ao final da sessão, até o presidente da casa, Valdir Maldonado, muito criticado durante a semana pela votação da sessão anterior, opinou que provavelmente o veto passará com votação da maioria vereadores. A Polícia Militar se fez presente, mas não foi necessária intervenção. Apenas o vereador Francisco Carlos Moraes “Xico Serraia”, ao deixar a sessão pela metade, pediu escolta da PM para descer até seu carro.
Por:Jivago França/Portal Jnn.