O 2º Batalhão de Polícia Militar empregou todo seu efetivo para assegurar ao cidadão total segurança durante as eleições municipais, no último domingo (02/10/2016).
Ao todo foram empregados 441 Policiais Militares da Operação Eleições 2016, no Norte Pioneiro. As equipes Policiais Militares foram empregados em equipes fixas nas proximidades das seções de votação, seguindo a legislação específica para este fim, em especial quanto a distância e demais obrigatoriedades, ficando todas as Zonas Eleitorais do Norte Pioneiro guarnecidas de policiamento.
Concomitantemente ao policiamento da fixo, as Equipes da ROTAN/CANIL, Rádio Patrulha e Agência de Inteligência do 2º BPM realizaram o policiamento volante em combate aos possíveis crimes eleitorais.
Ao todo foram feitos 11 encaminhamentos por crime eleitorais, principalmente quanto à campanha de boca de urna (distribuição de “santinhos”) e transporte ilegal de eleitores.
O Comandante do 2º Batalhão, Tenente-Coronel Antônio Carlos de Morais, esteve nas ruas durante o processo de pleito eleitoral e considerou satisfatória a segurança pública no dia das eleições: “Não medimos esforços para garantir que o cidadão exercesse seu direito ao voto de maneira segura e tranqüila. Empregamos todo efetivo do Batalhão, inclusive convocamos os PMs que estavam de férias para reforçar o policiamento. Também tivemos o apoio imprescindível do Judiciário na condução dos trabalhos, sobretudo nas orientações de procedimentos a serem adotados, a título de exemplo, podemos citar a Comarca de Joaquim Távora, onde o Promotor de Justiça esteve juntamente com as equipes policiais nas Ruas coibindo os crimes eleitorais”.