Segundo a secretaria estadual, agora deve se aguardar os processos de autorizações e liberações exigidas para entrar com o procedimento licitatório e, então, iniciar a obra.
“Essa conquista é resultado de uma parceria entre prefeitura, legislativo e governo estadual que têm em comum o comprometimento com o bem estar da população e o desenvolvimento da região”, comemora Lupion.
Para o prefeito, uma importante ação que consolida ainda mais a cidade como referência regional. “Será um complexo que irá proporcionar vários tipos de atendimentos na saúde pública com maior conforto e num local mais amplo”, comenta Dr. Sérgio.
19ª Regional e Hemepar
A 19ª Regional de Saúde, instalada em Jacarezinho, atende os municípios de Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.
O site da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) ressalta que entre os programas oferecidos pelas regionais em todo o Paraná estão atendimentos para portadores de AIDS, Hanseníase, Tuberculose, Doenças Transmissíveis, Doenças Não Transmissíveis, além de Vigilância Ambiental, Tabagismo, Programa Estadual de Imunização, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Meningite e Saúde Bucal.
Hemepar - O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hempear) é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue.
A unidade em Jacarezinho atende os 22 municípios da regional com coleta de sangue nas segundas e terças-feiras à noite e na quarta pela manhã. O site oficial do órgão ainda explica que o Hemepar realiza a captação de doadores de sangue, coleta, armazenamento, processamento, análise laboratorial e a distribuição do sangue coletado e de seus hemocomponentes. Estes processos são realizados segundo rigorosos critérios de qualidade e de padrões técnicos estabelecidos pela legislação vigente.
Fonte:Tribuna do Vale.