A prefeita de Quatiguá, Adelita Parmezan Bueno (PTB), a Adelita do Efraim, tomou posse na noite desta terça-feira(18), às 20hs, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores. A sessão extraordinária também deu posse ao vice-prefeito Josué de Pádua Melo(PMDB), o Zé Vareta, que foi vereador por quatro mandatos. Adelita, com 25 anos, é a prefeita mais jovem do estado do Paraná, após vencer as eleições suplementares ocorridas em 2 de abril. Ela ganhou a disputa contra o tucano Fernando Dolenz em novo pleito definido pela Justiça Eleitoral porque o vencedor, o ex-prefeito Efraim Bueno de Moraes estava em recurso com a justiça eleitoral e não pode assumir.
Filha do ex-prefeito Efraim Bueno de Moraes(PMDB), encabeçou a aliança formada por PMDB,PSB,PTN, PTB, PDT, PMB, PR, PMN e PV.
Adelita é a primeira prefeita eleita a governar o município de Quatiguá, no Norte Pioneiro. Durante a posse ela foi ovacionada por centenas de pessoas que prestigiavam a cerimônia no interior da Câmara. Além da população, participaram da solenidade o ex-prefeito e pai de Adelita, Efraim Bueno de Moraes, a mãe Ana Parmezan de Moraes, seus irmãos Efraim e Ana Eliza, cunhado e sobrinhas; seu noivo Rafael Gaino juntamente com seus pais; os advogados Paulo de Oliveira e Laerty Morelin Bernardino e outros convidados que acompanharam a posse da primeira mulher eleita democraticamente para o cargo de prefeita na cidade.
Seis vereadores presentes parabenizaram a prefeita e seu vice, além de Chrystian Coser e Matheus Pizzol de Carvalho, os vereadores Eduardo Molina, Israel Marques, Gentil Mariano e Silvana Cândido compuseram a mesa de trabalhos. O vereador Pedro Toledo justificou a ausência por motivo de enfermidade.
A solenidade também contou com a presença do "Clube Aventureiros Herdeiros do Rei" e os "Desbravadores de Cristo", da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que prestaram homenagens à prefeita Adelita.
O vereador Matheus Pizzol de Carvalho iniciou a cerimônia convocando o prefeito em exercício Chrystian Coser para ocupar seu cargo como Presidente da Câmara. Em seguida, já empossado, Chrystian realizou a leitura da Carta de Renúncia do vereador Josué de Pádua Melo.
Logo após, o novo presidente deu posse à prefeita e ao vice, que agradeceram ao povo de Quatiguá a votação obtida no dia 2 de abril.
Bastante emocionada, Adelita agradeceu a todos pelo apoio, dizendo que estava ali pelas mãos do povo e que respeitará a vontade do povo. Ela também lamentou a ausência de dois vereadores. “Fico triste com a mesa incompleta. Conto com as bancadas para aprovação do projetos. Estaremos confiantes", disse a prefeita.
Em seu discurso, a nova prefeita asseverou os cinco princípios constitucionais que norteiam a administração pública, que são a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
O vice Josué também realizou um breve discurso agradecendo aos eleitores, familiares e grupo político. Os vereadores presentes também fizeram uso da palavra parabenizando a prefeita e o vice.
Adelita obteve 2.777 votos, o que representa 56,55% dos votos válidos, . O adversário recebeu 2.134 votos, o equivalente a 43,45% dos votos válidos. Adelita inicia uma gestão com muitos desafios. O primeiro deles é a crise política e de credibilidade que o município sofre atualmente, porém tem a maior bancada na Câmara, o que facilitará a aprovação de projetos que beneficiarão Quatiguá.
Por:Walter Chiusoli
Foto:Alan Godinho.