Notícias Publicidade Destaque
 

A Prefeitura Municipal de Quatiguá realizou, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, a maior compra de medicamentos destinados ao abastecimento da farmácia básica do Posto de Saúde do Município. A quantidade de medicamentos, cerca de 60 caixas com aproximadamente 240 tipos de remédios, entre eles, antibióticos, xaropes, anti-inflamatórios, antidepressivos e até para tratamento de mal de Parkinson, chegaram na tarde desta terça-feira(23), e totalizaram 140 mil reais. 
A quantia representa um marco na administração. Segundo dados da contabilidade do município, desde janeiro deste ano, já foram investidos em medicamentos R$420 mil. O montante é originário de recursos próprios da prefeitura e já é maior que todo o saldo gasto em compras de remédios no ano de 2016, em apenas 5 meses, totalizando uma média de R$85 mil reais mensais em medicamentos para abastecer a Farmácia Municipal.
A Farmacêutica Marinilza Habermann de Souza, responsável pela setor, declarou que a reestruturação da Farmácia e novos medicamentos, possibilitarão atendimento com mais qualidade.
A prefeita Adelita Parmezan de Moraes acompanhou a entrega e conferência dos remédios. Na ocasião, ela destacou que a crise econômica e política em que o país se encontra, com diminuição de verbas e repasses pelo governo, não pode ser desculpa para a inércia de uma administração pública, dizendo ainda que o município tem que se empenhar ao máximo para angariar recursos. "Estamos fazendo de tudo para manter essa média de atendimentos, tanto de consultas, quanto de medicamentos àqueles que tanto necessitam do poder público e que não tem culpa dos problemas financeiros que o país vive", declarou Adelita.
O Secretário da Saúde Christian Giovanni estava em viagem nesta quarta-feira, mas adiantou por telefone que as atividades realizadas pela referida secretaria têm o respaldo da prefeita Adelita, para que o mesmo possa efetuar um bom trabalho junto a sua equipe e com o povo. “Adelita tem se esforçado e até acompanha os trabalhos presencialmente aqui no Posto de Saúde, para se informar e ver de perto a estrutura e este tipo de atitude tem nos ajudado muito, pois a prefeita não fica só em seu gabinete despachando, ela vive como cidadã comum do nosso município”, disse Christian.
Medicamentos oferecidos pelo SUS, são prioritários para pacientes usuários do Sistema Único de Saúde. A Portaria Municipal nº 1, publicada em 31 de janeiro de 2013 dispõe que:
Art 4º - O acesso aos medicamentos far-se-á de acordo com o DECRETO Nº 7.508/11 que estabelece:
“Art. 28. O acesso universal e igualitário à Assistência Farmacêutica pressupõe cumulativamente:
I – Estar o usuário assistido por ações e serviços de saúde do SUS;
II – Ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde, no exercício regular de suas funções no SUS;
III – Estar a prescrição em conformidade com a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ou com a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos; e
IV – Ter a dispensação ocorrido em unidades indicadas pela direção do SUS”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Quatiguá.
 

 
Postada no dia 2017-05-24 18:06:07









Todos os direitos reservados 2025 – JT Ligado –  | Política de Privacidade