Notícias Publicidade Destaque
 

 

Apesar do recadastramento biométrico dos eleitores de Cambará estar em curso desde o mês de março, somente nesta segunda-feira, 19, os trabalhos foram oficializados. A Campanha prevê a mudança do título eleitoral para o sistema biométrico, que faz a leitura das digitais de todos os dedos e também fotografia do eleitor.

No dia 12 de junho, o prefeito José Haggi Neto esteve no Fórum Eleitoral da cidade conferindo a estrutura montada em parceria com a Prefeitura, para o aumento dos atendimentos a serem realizados à população a partir desta semana.

A parceria da Prefeitura com o Fórum Eleitoral foi decidida através de convênio, assinado em abril entre o prefeito Neto Haggi e o presidente do Tribunal Eleitoral do Paraná, Adalberto Jorge Xisto Pereira.

O convênio consta a realização de Teste Seletivo com o preenchimento de vagas temporárias, e contratação de estagiários pagos pela prefeitura, no período de junho à agosto de 2017, com o objetivo de agilizar o processo biométrico.

De acordo com o Tribunal Eleitoral do Paraná, a mudança de sistema de votaçãoeleitoral, tem como objetivo, garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro. Várias tecnologias foram desenvolvidas pela Justiça Eleitoral visando este fim. A Biometria merece destaque, ao possibilitar ao eleitor, registrar seu voto através de sua impressão digital, ou seja, as urnas serão dotadas de leitor biométrico.

No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada pela sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvida sou se sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recolher para a confirmação da identidade.

Até o mês de abril, 54% dos eleitores paranaenses já haviam revisados seus títulos eleitorais através do Sistema Biométrico. Ainda de acordo com o Tribunal Eleitoral Paranaense, a meta do Projeto Biometria 2017|2018, é chegar a marca de 85% do eleitorado estadual até março de 2018.

Os eleitores devem ir ao Fórum Eleitoral levando um documento pessoal e um comprovante de residência. Mesmo os eleitores que não estão mais obrigados a votar, caso das pessoas acima de 70 anos, devem participar do recadastramento. Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral é um dos requisitos para quem, por exemplo, solicita a emissão de passaporte. Caso o eleitor não faça o Cadastramento Biométrico, perde o título de eleitor, e consequentemente não participa das eleições gerais de 2018.

Jovem Eleitor

Além de intensificar o trabalho, esta semana- de 19 à 23- o Fórum Eleitoral de Cambará estará promovendo a Semana do Jovem Eleitor, buscando atrair os jovens acima de 16 anos para o Cadastramento Biométrico, ou o Recadastramento de seus títulos eleitorais.

Por:Graça Maria.


 
Postada no dia 2017-06-19 21:45:31









Todos os direitos reservados 2025 – JT Ligado –  | Política de Privacidade