Pelo 14º ano consecutivo o Movimento Cursilho de Cristandade, da Igreja Católica promove neste sábado, dia 13, feriado municipal em Santo Antônio da Platina, pelo dia de seu Padroeiro, Santo Antônio de Pádua – a venda do ‘bolo de Santo Antônio’ que será abençoado logo após a Missa das 7h30, na Matriz, e iniciada a venda e entrega dos pedaços da guloseima na calçada à frente da Igreja.
O Cursilho está em atividades há 45 anos na Paróquia platinense, com aproximadamente 60 integrantes.
Vender o ‘bolo de Santo Antônio’ foi uma iniciativa do casal cursilhista Vilma e Valmir Bindi que pensaram numa forma de angariar recursos para suprir a despesa anual do Movimento.
A Panificadora Crespo é a responsável pela fabricação do bolo e, a decoração é realizada pelos componentes do Cursilho.Este ano foram usados 500 quilos de farinha de trigo, 470 quilos de açúcar, 6 mil ovos e cinco quilos de fermento e leite condensado.
A coordenadora do Cursilho é Simonia de Oliveira.
Foram 4400 formas de bolo de massa de pandeló. A panificadora entrega as formas de bolo e voluntária fazem o trabalho de decoração, colocando a calda de açúcar, cravo, canela, para que o bolo fique umedecido e mais saboroso. Em seguida é colocado o glacê e o coco ralado. Como sempre tem ocorrido, é feita a decoração com alguma comemoração que, este ano, foi o logo das festividades do Centenário do Município,com destaque para o Morro do Bim e a cruz.
O Bolo de Santo Antônio terá 48 metros e 40 centímetros por 80 cm de largura. Foram colocadas 1.600 imagens do santo padroeiro no bolo. Nesta sexta-feira,dia 12, os cursilhistas colocaram a calda e o glacê começando os trabalhos 8h e se estendendo até 19h, mesmo com o jogo do Brasil.
A estimativa era para que sejam vendidos em torno de 6.500 pedaços de bolo ao valor de R$ 2,50 a unidade.
Os membros do Cursilho retiram o bolo do Salão Paroquial e fazem a montagem na calçada defronte à Igreja Matriz comercializando a guloseima até por volta das 12 horas.
A renda da venda dos pedaços de bolo será revertida, uma parte, para as despesas diárias do Movimento Cursilho, outra para a Paróquia em forma de Dízimo, num total de 15%.
O Cursilho também colabora com a Pastoral do Menor disponibilizando voluntários e está à frente da organização da Pastoral Paroquial do Batismo.