Os cinco novos conselheiros tutelares, eleitos em outubro do ano passado, tomaram posse nesta quarta-feira (10), em cerimônia realizada na nova sede da Câmara de Vereadores de Joaquim Távora.
O grupo, que tem a missão de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes no Município, assume para um mandato de quatro anos.
Tomaram posse os conselheiros titulares Nadine Vieira Messias,Sargento Faustino, Charles Pereira, Maria do Conselho e Milene do Joá. Também estiveram presentes na cerimônia os conselheiros que ficaram na suplência.
A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Cleonice Maria Vicente e o vice presidente da câmara de vereadores de Joaquim Távora Luiz Paulo Correia (PSD), estiveram presentes no evento.
O prefeito Reginaldo Vilela esteve presente na cerimônia e em seus discurso afirma que os conselheiros assumem para enfrentar uma das faces mais duras da sociedade, que é o desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes. “Os conselheiros têm a responsabilidade de cuidar do nosso bem mais precioso, que são as crianças e que em muitos casos estão correndo riscos. Os conselheiros são a voz das crianças que têm os direitos violados”, frisou Vilela, acrescentando que a gestão municipal têm o atendimento das pessoas como prioridade, especialmente mulheres, idosos e crianças.
A secretária municipal de Assistência Social Lidiane Marques da Luz, afirma que os conselheiros possuem uma tarefa contínua e têm a missão de estarem sempre alerta. “Eles têm a árdua tarefa de zelar, orientar, encaminhar e tomar as providências para proteger as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade pessoal e social”, assinala Lidiane.
A secretária de Assistência Social afirma que os conselheiros irão se deparar com situações de abandono, negligência, exploração, violência e crueldade. “O Conselho Tutelar representa a própria sociedade e tem a sagrada responsabilidade humana de enfrentar situações como essas”, completa Lidiane.
Sargento Faustino falou em nome dos demais membros do conselho empossado. “Nós compreendemos o quanto é desafiador e vamos precisar muito do apoio de todos. Sabemos que atuar na defesa dos direitos da criança e do adolescente não é uma tarefa fácil”, destacou Faustino.
Os conselheiros eleitos iniciam os trabalhos nesta quinta-feira (11).