A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Educação realizou ontem quarta-feira (22) e hoje quinta-feira (23),evento alusivo ao Dia Estadual de combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Por meio de um teatro, alunos da rede municipal assistiram a peça Vim Ver Maria, que, de forma lúdica, demonstrou ações preventivas contra a violência. Os espetáculos aconteceram em dois períodos às 9 e às 14 horas, na sede da Igreja Avivamento Biblíco em Joaquim Távora.
As apresentações foram feitas pelo Grupo Soarte, de Ourinhos (SP), e possibilitou às crianças orientações a identificar o abuso precocemente e gerar atitudes de auto-proteção e sobretudo saber como denunciar. “A peça mostra a convivência de uma família, em que Maria, filha mais nova é vítima de um abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais e com a própria encenação os participantes puderam ficar alertas para as situações de risco”, declarou a secretária de assistência social Lidiane Marques da Luz.
Dentro da narrativa o grupo desenvolveu situações e sentimentos que a criança vive como o medo, a vergonha, e em seguida as atitudes que irão levá-la a enfrentar a situação e denunciar.
A peça se propos a mostrar essa realidade para criança, de uma maneira direta, com humor, orientando sobre o tema.
Após a apresentação sobre o tema o promotor substituto da comarca de Joaquim Távora Dr. Rodrigo Vaz de Almeida discorreu um pouco mais sobre o tema, alertando nossas crianças sobre o amparo do Ministério Público a esses casos.
O prefeito municipal Reginaldo Vilela esteve presente e comentou sobre o que viu na peça “Achei muito legal porque o teatro é uma boa forma de explicar sobre esse assunto, o objetivo de conscientizar nossas crianças e jovens sobre a importância de combater esse grave problema social, foi alcançado, foi uma manhã repleta de aprendizagem lúdica, promovendo a conscientização de forma envolvente e adequada ao público'', destacou o chefe do poder executivo tavorense Vilela.