Notícias Publicidade Destaque
 

Um forte temporal registrado nesta madrugada de quinta-feira (27) atingiu, pelo menos, oito municípios do Paraná. Segundo o primeiro relatório da Defesa Civil Estadual, divulgado às 9 horas, além de Curitiba, que teve ventos de até 70 km/h, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e São José dos Pinhais registraram estragos causados pelo vendaval, que atingiu todas as regiões do estado.

Embora o primeiro boletim do dia aponte apenas estes cinco municípios, há relatos de estragos em, ao menos, outros três: Colombo, Campo Largo e Cascavel - onde o vento destelhou aproximadamente vinte casas.
O saldo da Defesa Civil, até o momento, é de 163 casas danificadas - sendo 108 em Ponta Grossa - e 656 pessoas prejudicadas. Nenhum morador, no entanto, havia deixado suas casas até o momento da divulgação do relatório. O órgão também não aponta feridos.
Curitiba e região metropolitana
Em Curitiba, a Defesa Civil do município concentra registros de árvores derrubadas, semáforos desligados, casas sem energia elétrica e destelhamentos. Até às 7 horas, segundo a Prefeitura de Curitiba, haviam sido abertas 51 solicitações (ante 31 informado inicialmente) na central 156 com 23 árvores caídas em 19 bairros.
Segundo a Defesa Civil da capital, os bairros mais atingidos pelo vento forte desta madrugada foram CIC, Tatuquara, Pilarzinho e Abranches. Também há registro de estragos causados no Centro, Jardim Botânico e Santa Cândida.
Conforme a Defesa Civil, os problemas registrados até o início da manhã foram, na grande maioria, causados pelos ventos fortes, como destelhamentos e quedas de árvores. Por causa da falta de energia elétrica em sua sede, no Batel, o órgão não havia conseguido relacionar, até às 8h15, todos os problemas atendidos em Curitiba durante a madrugada.
Por volta das 10 horas, a informou que já havia mobilizado 165 profissionais do Meio Ambiente e do Trânsito para atender as ocorrências causadas pelo forte temporal. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente deslocou 75 profissionais para atender as ocorrências em 19 bairros. Os mais atingidos são foram Santa Cândida, Ahú, Barreirinha, Boa Vista, Campo Comprido, Água Verde e Santa Felicidade.
Na região metropolitana, a tempestade causou estragos em Almirante Tamandaré, Campo Largo, Colombo e Fazenda Rio Grande. A Defesa Civil informou que em Lapa, os ventos chegaram a 100 km/h. Em Ponta Grossa e Guarapuava também houve problemas.
Em Campo Largo, parte da entrada do Hospital Nossa Senhora do Rocio, foi destelhada. Mas o prejuízo foi pequeno e não afeta o atendimento no local. Na cidade, uma marmoraria teve o telhado totalmente arrancado. A estrutura foi parar em cima de duas outras casas vizinhas, que também ficaram danificadas.
Cidades do interior também foram atingidas. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o Simepar registrou vento de 90 km/h às 3 da manhã.
A tempestade começou por volta das 3h30 da manhã. A intensidade máxima foi atingida às 3h45, quando, pela medição do Simepar, foram registrados ventos de 59,76 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou 70 km/h.
Ventania em Lapa chega a 107 km/h
O Simepar informou que os ventos mais fortes desta madrugada atingiram 107 km/h, em Lapa, na região metropolitana de Curitiba.
Apesar da ventania, a Defesa Civil do município informou que não houve prejuízos no local. Até às 10h40, não havia registros de destelhamentos, nem pessoas desabrigadas ou desalojadas. Conforme o órgão, as únicas ocorrências de Lapa se resumiram a quedas de árvores em vias do interior do município.

 
Postada no dia 2015-08-27 12:19:38









Todos os direitos reservados 2025 – JT Ligado –  | Política de Privacidade