Notícias Publicidade Destaque
 

Alunos das sete universidades estaduais podem participar como voluntários na Operação Rondon Paraná 2025, com o objetivo de promover ações de extensão universitária nas áreas da cultura, educação, empreendedorismo, meio ambiente, saúde e tecnologia. As instituições têm até 15 de junho para indicar as equipes compostas por alunos e professores, que irão participar da ação de extensão, prevista para acontecer no período de 9 a 23 de julho. Os processos são internos e cada universidade define como fará a seleção. 

A estimativa é de que a operação reúna 360 participantes, sendo 286 estudantes e 74 professores. A expectativa é de que o início da seleção dos rondonistas, como são chamados os alunos voluntários, aconteça em abril e contempla alunos de todos os períodos e cursos. Os selecionados serão divididos em dois grupos, o primeiro irá desenvolver atividades relacionadas à cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, e o segundo grupo irá planejar ações nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.

Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a iniciativa conta com o apoio das pró-reitorias de extensão das instituições de ensino superior vinculadas ao Governo do Estado. As atividades serão executadas com o custeio do Governo do Estado para alimentação, transporte, e o material didático-pedagógico que será utilizado na aplicação das atividades propostas pelos voluntários.

MUNICÍPIOS – No dia 4 de abril, acontecerá uma reunião entre os coordenadores da Operação Rondon Paraná e prefeitos dos 20 municípios que foram convidados para sediar a edição de 2025, com o objetivo de apresentar os detalhes da ação de extensão.

Foram convidados a participar da operação as seguintes cidades: Abatiá, Barra do Jacaré, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro; e Congonhinhas, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Barbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santo Antônio do Paraíso e São Sebastião da Amoreira, na região Norte do Paraná.

O conjunto de atividades a ser desenvolvido em cada município será determinado a partir de necessidades regionais. A definição das ações acontecerá a partir de visitas para reconhecimento das demandas locais, realizadas por representantes das universidades, em conjunto com os gestores públicos das cidades, entre eles professores, pedagogos e diretores de escolas e agentes municipais de saúde e administração.

AEN/PR

 
Postada no dia 2025-03-20 13:52:27









Todos os direitos reservados 2025 – JT Ligado –  | Política de Privacidade