A Duke Energy promove neste sábado,dia 11, a soltura de dez mil peixes no reservatório Canoas II. A ação será realizada pela manhã durante o 19º Campeonato de Pesca à Corvina de Andirá, que ocorre até domingo. De acordo com o biólogo e coordenador de Meio Ambiente da Duke Energy, Norberto Castro Vianna, a parceria na promoção do torneio faz parte do proposta da companhia que visa estimular ações de preservação ambiental.
Ainda neste mês de abril, a Duke Energy fará a soltura de mais 500 mil peixes jovens em pontos estratégicos dos reservatórios das hidrelétricas Rosana, Canoas I e II, Chavantes e Salto Grande, contribuindo para o repovoamento e a biodiversidade do Paranapanema.
Em Andirá serão soltos 10 mil pacus, no loteamento Recanto Feliz, no bairro Água da Pimenteira. “Essa é uma iniciativa muito importante para conscientizar os pescadores e também a comunidade sobre a pesca consciente, contribuindo para a proteção do rio Paranapanema e também do meio ambiente”, detalha Vianna.
A escolha dos pacus, conforme ele, considera o fato de ser uma espécie nativa do rio, com grande apelo na pesca esportiva e comercial.
Segundo a chefe de gabinete da Prefeitura Municipal e secretária da comissão organizadora, Nathália Romano dos Santos, o torneio de pesca é tradicional e atrai participantes e visitantes de Andirá e toda a região. No sábado, além das atividades pesqueiras, a programação reserva outras atrações de incentivo à proteção da fauna e flora. “Alunos da rede pública de ensino participam do plantio de árvores, da soltura de peixes junto com os técnicos da Duke Energy e de um passeio ecológico para recolher o lixo descartado irregularmente às margens do rio”, detalha.
Ela complementa que a parceria com a companhia na soltura dos alevinos é de extrema importância para o povoamento do rio, que é um grande atrativo turístico de Andirá. “Essa conscientização da comunidade reverte em benefícios para o turismo local”, afirma.
Além da soltura de peixes, o evento traz ainda show musical, torneio de truco e premiações aos pescadores que participarem da competição.
A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Anualmente, gera cerca de 12,5 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer por um ano 6,5 milhões de famílias ou 26 milhões de habitantes. Com cerca de 325 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp., a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.